Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dica: Usando o flash

Muitas pessoas não sabem qual é a hora certa de usá-lo e muitas não usam de forma correta. Vou deixar aqui algumas dicas pra não fazer feio na hora de tirar uma foto que precise de flash.
Novo Flash da Nikon - Modelo SB-700 AF Speedlight
Quando utilizar o flash
O básico pra saber se é hora ou não de utilizar o flash, é fazer a pergunta: "O que eu quero que o flash faça?"
Se você quiser que ele ilumine a foto toda (ex.: retrato noturno) ou iluminar o rosto de alguém numa foto, onde possivelmente vai ter uma sombra (ex.: retrato onde a luz do sol fica de um lado do rosto, deixando o outro lado com sombras) então é hora de utilizá-lo. Mas na minha opinião é melhor usar um refletor (veja dicas no post "Refletores") quando quiser iluminar apenas um lado do rosto de uma pessoa.
Quando não utilizar o flash
Não utilize nenhum tipo de luz artificial quando o motivo estiver suficientemente iluminado por luz natural. Não tem porquê você estragar sua foto com o flash se ela não precisa.
Como utilizar o flash na luz do dia
Pra quem, ainda assim, quer iluminar as fotos com luz artificial, é necessário saber o posicionamento correto do flash (flashes pop-up não são bons em fotos na luz do dia, porque ficam na câmera e nesse caso, são ruins, já que não da pra deixá-los em pontos estratégicos). Se você tiver um flash wireless (à venda nas lojas Nikon) as fotos ficarão realmente boas. Basta posicioná-lo em direção ao motivo, no lado menos iluminado, programar e pronto. Os resultados costumam ser ótimos.
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário